sexta-feira, 5 de abril de 2013

Populismo

O assunto que irei tratar nesse texto é chamado de populismo. Posso afirmar que populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza vários recursos para obter apoio popular.  O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria. Um exemplo bem conhecido que podemos ressaltar aqui sobre uma pessoa que adotou o populismo é um homem chamado Getúlio Vargas. Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo.Que teve com apelido de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho. Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.

Vimos então que populismo é uma forma de governo em que o governante utiliza vários recursos para obter apoio popular, isso quer dizer que populismo não é só uma forma de governo, acho que isso não é tão simples assim, é claro que existe uma estratégia por trás de tudo isso, um político que segui o populismo pensa consigo mesmo que seguindo esse sistema poderá ter total apoio e confiança do povo, ou seja, é como se esse político pudesse controlar esse mesmo povo, tendo dessa forma uma estratégia politica para se ter o seu futuro governo. Não julgo políticos que adotam essa forma de se ter um governo, até porque se pararmos para pensar quem de nós, não cai em tentação, porque é claro que políticos com esse pensamento em mente estão em tentação para conseguir seu cargo político e assim usam algumas formas mais "ousadas" vamos dizer assim para ter o cargo desejado. Obviamente também não defendo políticos assim, que usam a esperança do povo de ter um representante melhor, pois o que esses políticos que adotam esse sistema de populismo é claro que estão usando isso para sua vantagem e não a do povo.

Então agora que já mostrei minha opinião sobre populismo nesse texto, creio que posso finaliza-lo dizendo que as pessoas devem estar mais atentas sobre o que seus políticos estão oferecendo em campanhas eleitorais, ou seja, ter um senso crítico sobre o que estão oferecendo ali, não estou falando que todos os políticos que seguem o populismo são corruptos, só creio que a maioria de todos os políticos são corruptos, isso afirmo porque vemos isso a cada dia que se passa em nosso país por exemplo, mas ainda existem alguns políticos governando ou até mesmo tentando governar de forma honesta, e por isso devemos ter senso crítico suficiente para saber o correto a fazer em questão a votar em políticos, pois se a ou não corrupção nas campanhas eleitorais, quem deve dizer isso somos nós mesmos. Então creio que devo deixar esse aviso a todos que leram esse texto. E não se esqueça, procure se informar sobre suas opções de voto, pois se for bom ou ruim, você que está escolhendo isso.