sexta-feira, 26 de abril de 2013

Raça ou Não ?

O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam como raças humanas por considerarem algumas superiores de outras. Dito isso pode se considerar que o racismo é um pensamento totalmente ignorante que algumas pessoas ainda tem em mente como crença de ser melhores que outras. Podemos ver como o exemplo claro de racismo no preconceito com os negros, mais claro na escravidão que é quando um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado com escravo, mas a questão de escravidão com os negros foi mesmo porque Africa foi colonizada pelos portugueses e os habitantes de lá que eram os negros foram trazidos a força como escravos para o brasil... e assim vai no decorrer da história mas pelo negro ter sido o habitante da Africa colonizada nessa época foi que o comprometeu como raça inferior, creio que então o negro era e é até hoje vítima de racismo não pela sua cor e sim por essa razão de ter sido escravo nessa parte da história. Mas voltando ao foco do assunto "racismo" um dos motivos que usei esse exemplo do negro é porque creio que é o mais conhecido e assim faz com que as pessoas notem o que estão fazendo, porque infelizmente ainda na nossa sociedade existem pessoas ignorantes que praticam o racismo normalmente achando que é uma pratica comum para com pessoas que diacordo com seus fundamentos são inferiores.

Usando outro exemplo agora, podemos ver também na história, um homem chamado Adolf Hitler que foi o líder da ideologia nazista que afirmavam poder estipular cientificamente uma hierarquia estrita entre "raças humanas".  Após ter assegurado o poder político sem ter ganho o apoio da maioria dos alemães, Hitler tratou de o conseguir, e na verdade, permaneceu fortemente popular até ao fim do seu regime. Com a sua oratória e com todos os meios de comunicação alemães sob o controle do seu chefe de propaganda, ele conseguiu convencer a maioria dos alemães de que ele era o salvador da Depressão, dos Comunistas, do tratado de Versalhes, e dos judeus. E com isso os alemães eram considerados os superiores em questão de raça e os inferiores eram os judeus, africanos e ciganos. Essa era uma ideologia que dividia o ser humano em raças, na verdade era como se os alemães fossem os melhores e pronto.

Visto isso podemos todos concluir que o racismo é nada mais nada menos que a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Devemos acabar com essas praticas de racismo que estão relacionados com conceitos como homofobia, xenofobia bullying racista, entre outros muitos debatidos na sociedade.