sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Coca-Cola e McDonald's

Creio, eu, poder dizer que capitalismo é um sistema melhor do que o socialismo é claro, pois se até hoje, em pleno século 21, os países socialistas ocupam um pequeno grupo minoritário no mundo, deve ser porque, socialismo não e do gosto da maioria da população, dessa forma posso afirmar que capitalismo é melhor do que socialismo. Mas não acabo aqui, na verdade não concordo que o capitalismo seja um sistema que beneficie a todo mundo, digo isso porque esse sistema tem até hoje causado o aumento das desigualdades sociais, enfraquecimento do Estado, privatizações, aumento de lucros dos grandes empresários, etc. Mesmo não acreditando que o capitalismo seja bom para todos, tenho que concordar que esse mesmo sistema estimula a especialização, garante a distribuição acessível dos produtos e serviços através do sistema de livre concorrência, gera aperfeiçoamento das atividades trabalhistas e dos produtos por ela gerados e diminui o desperdício de matéria produtiva, sendo assim tenho que concordar que em alguns pontos o capitalismo se sobre sai.

Uma grande real característica do capitalismo é que ele um ciclo vicioso, afirmo isso, pois, o capitalismo não passa de um sistema em que o dono de empresa controla os trabalhadores (povo) grande parte do "esquema", dessa forma então o capitalismo tende então benefícios aos donos de empresas. Também é notável a influencia no consumo de coisas supérfluas, como o exemplo dos símbolos do capitalismo, como a a Coca-Cola e o McDonald's, quando você pensa em McDonald's e Coca-Cola você lembra de que? Você lembra-se de Estados Unidos, ou American way of life... Pronto, já estamos a 90% de entender porque esses são símbolos do capitalismo. Os EUA são a estrutura do capitalismo, é de lá que vem toda a disseminação desse conceito que já esta tão bem implantado no mundo. Os outros 10% vem do fato de que tanto a coca cola quanto o McDonald's são instituições que visam nada mais que o lucro, não se preocupando com seus colaboradores ou consumidores, ou você acha que comer um Big Mac com uma coca grande é um almoço saudável? Pronto juntando os dois fatos fica bem mais simples entender porque essas duas marcas são símbolos do sistema capitalista.

No capitalismo as empresas e os meios de produção pertencem à iniciativa privada, geralmente os donos compõem uma minoria da população originando duas classes, capitalista e proletário. Qualquer pessoa pode ser proprietário de um meio de produção, no entanto, esbarra na falta de recursos, uma vez que o assalariado dificilmente recebe valores que permitem uma acumulação de capital.
Sociedade divida em classes: uma das características mais marcantes do sistema capitalista é a distinção entre duas classes sociais, no qual uma é composta por uma restrita parcela da população, denominados de burguesia, donos de empresas e os meios de produção, a outra é composta pela maioria trabalhadora que vende sua força de trabalho para o capitalista. Mas o sistema capitalista gera uma série de problemas que atingem o homem e também a natureza, com destaque para as divergências entre os donos dos meios de produção e o trabalho (proletário), destruição do meio ambiente, pois para a obtenção de mercadorias é preciso retirar recursos naturais, e depois seus dejetos são lançados na natureza, crescimento das disparidades sociais através da exploração do trabalho com o pagamento de baixos salários e o possível fim dos valores, pois nesse sistema as pessoas são condicionadas a comprar compulsivamente, muitas vezes sem necessidade, dessa forma as pessoas são valorizadas pelo que tem e não pelo que são.